Quem somos

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

 

          O Coletivo NegreX é uma organização de estudantes e profissionais negras e negros da Medicina que se reúnem atuar política e profissionalmente na área da saúde.

          O Coletivo é um movimento autorganizado, isso é, construído apenas por aqueles cuja pauta central do coletivo atinge diretamente: pessoas negras.

          Em janeiro de 2015 na cidade de Belo Horizonte/MG, em um congresso de estudantes de medicina, Monique França, convoca estudantes negras e negros ali presentes para uma reunião. Dos cerca de 300 estudantes presentes no congresso, 12 pessoas negras presentes atenderam ao chamado.

          Durante os quatro dias seguintes, os 13 estudantes continuaram se reunindo e conversando sobre seu passado, seu presente e perspectivas futuras. Em sua última reunião o grupo funda o Coletivo NegreX com a intenção de ser uma organização nacional, descentralizada, autônoma e independente que formaria politicamente seus membros sobre a pauta racial dentro e fora do campo da saúde. O grupo seria um espaço de discussão teórica e de organização da ação prática.

          Seu nome surge da união do termo “negre” que representa o termo “negro” sem especificação de gênero com a adição da letra “X” em homenagem ao Malcolm X.

          Atualmente o Coletivo NegreX conta com centenas de 300 membros distribuídos entre 24 estados e o Distrito Federal, organizando-se em três níveis: Local, Estadual e Nacional.

          O Grupo Local é a unidade mínima de organização do coletivo, estruturando-se dentro de uma Escola Médica ou serviço de saúde. Nesse nível organizacional, os membros do Coletivo possuem total autonomia para propor práticas e se organizar politicamente desde que não estejam em desacordo com as decisões nacionais.

          O Grupo Estadual tem como função a articulação e integração das organizações locais, permitindo um maior impacto e coordenação a nível de ação.

          O Grupo Nacional é a instancia mais alta no poder decisório e em capacidade de coordenação. Nesse nível todos os membros do coletivo tem poder de proposição e deliberação. Esse nível possui como função a articulação nacional das ações, de deliberação dos posicionamentos coletivos e de formação dos militantes.

          O Coletivo é autogestionado, ou seja, administrado pelos seus próprios membros em regime de democracia direta, não havendo qualquer hierarquia entre membros.

          Atualmente os principais eixos que norteiam as discussões e ações do coletivo são Ações Afirmativas, Saúde da População Negra, Raça e Gênero, Raça e Orientação Sexual, Genocídio da Juventude Negra, Diáspora Africana e Identidade Negra.

          A maior preocupação do Coletivo NegreX é atuar e transformar o cenário da medicina brasileira que é marcadamente racista

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Filament.io 0 Flares ×