II ENNegreX

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Em 2018, ocorreu o primeiro encontro nacional do coletivo, o I ENNegreX, que teve como tema “Como promover saúde em uma sociedade fundamentada no racismo?”,  em Recife. Um momento de integração das pessoas que dão identidade ao coletivo, de formação teórica e fortalecimento da identidade do grupo culminando no desenvolvimento das Diretrizes do NegreX.

I ENNegreX, Recife, 2018.

Agora, no II Encontro Nacional buscamos ampliar as discussões, estabelecer diálogos com a comunidade acadêmica e sociedade civil: estudantes, médicos, usuários, gestores de programas e políticas de saúde, que se debruçam a questões voltadas a saúde da população negra e combate ao racismo institucional, de modo a canalizar e dimensionar discussões para o pleno desenvolvimento interno e externo de ações de enfrentamento a iniquidades em saúde ou que indiretamente influenciam nesse meio.

Neste sentido, propomos, além dos dois dias de evento destinados exclusivamente aos membros do coletivo, uma postura voltada para a comunidade externa, com o objetivo de discutir medidas para a manutenção e melhoria da saúde pública, sem a qual é impossível pensar no atendimento a uma parcela majoritária da população. Por isso, o II ENNegreX será realizado sob o seguinte mote: “Defender o SUS Também é Defender a Saúde da População Negra”.

Nosso objetivo geral é de promover o encontro entre negras e negros da medicina de diversas universidades e serviços de saúde do país, que compõem o Coletivo NegreX Nacional, para juntos estabelecer um espaço de diálogo com os integrantes da academia médica, com os gestores da saúde e com a sociedade civil organizada ou não, com o objetivo de discutir medidas para a manutenção e melhoria da saúde pública, entendida como elo indissociável e fundamental para promoção da saúde da
população negra.

Esperamos por você!

 

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Filament.io 0 Flares ×