1º Encontro Nacional do Coletivo NegreX

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

 

O Coletivo NegreX, é uma organização autônoma, fundada em 13 de janeiro de 2015, que congrega estudantes, médicas e médicos de todo o Brasil, distribuídos em 24 das 26 Unidades Federativas. Sua organização se dá, inicialmente, a nível nacional tendo como principal motivo a baixa representação negra na categoria e na formação médica.

Nos últimos anos a organização cresceu e tornou-se uma grande rede conectando mais de 500 pessoas, servindo tanto como plataforma de articulação de projetos de produção de saúde, equidade e luta contra o racismo quanto como um espaço de acolhimento para negras e negros que se inserem num universo historicamente monopolizado por pessoas brancas.

Esse rápido crescimento demandou que o Coletivo se organizasse em núcleos Estaduais/municipais e em células sediadas em serviços de saúde ou universidades e desde então intervenções nos currículos das Escolas Médicas, projetos de Extensão e de Pesquisa, bem assim como intervenções junto à comunidade e construção de movimentos sociais foram realizadas de maneira independente e coordenada entre as células.

Nos últimos dois anos, observando esse crescimento e essa gama de atividades, o Coletivo NegreX iniciou os preparativos para a realização de um Encontro Nacional que pudesse melhor organizar e articular as diversas experiências a fim de potencializar as lutas em âmbito local, regional e nacional. Dois pré-encontros foram realizados, um no Rio de Janeiro (2016) e um em São Paulo (2017) e culminaram na preparação do Encontro Nacional em Recife, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de agosto desse ano.

Entendemos que o momento é propicio para o fortalecimento da luta contra o racismo e a xenofobia que cada vez mais tem mostrado suas garras no âmbito mundial. Estamos na Década Internacional de Afrodescendente da ONU e estamos dispostos a transformar essa década num marco histórico da construção de uma nova sociedade mais igualitária.

O Encontro contará com espaços de discussão e trocas abertos ao público, para mais informações acesse a pagina de inscrição clicando aqui.

 

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Filament.io 0 Flares ×

2 comentários

    • Israelita Tihara em 10/06/2018 às 12:35

    Responder

    Vem todo mundo!!

    • ALLANY REBECKA NASCIMENTO DE SALES em 24/07/2018 às 09:29

    Responder

    Vai ser demais!!!!! ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado